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18/04/2023

Tributação Fiscal: conheça os principais desafios das empresas no e-commerce

Você já ouviu falar sobre os principais desafios das empresas no e-commerce relacionados à tributação fiscal?

O setor de e-commerce no Brasil cresceu significativamente nos últimos anos, e ainda cresce exponencialmente. 

Dessa forma, muitas empresas procuraram se adequar ao novo cenário, ao mesmo tempo em que passaram a enfrentar diversos desafios ligados ao seu departamento fiscal.

Leia o texto a seguir e saiba mais sobre esses desafios.

Desafios de tributação fiscal das empresas no comércio online

De alguns anos para cá, muitas lojas e empresas migraram para o mundo online, e as que já atuam nesta esfera intensificaram as suas campanhas promocionais como estratégia de alavancar suas vendas.

Dentre as adaptações necessárias para essa migração, as indústrias precisaram se adequar também às tributações fiscais que envolvem o comércio online.

A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo. E, segundo um estudo do Banco Central, as empresas gastam em média 1.500 horas por ano com estas burocracias.

Realizar vendas online requer atenção e aprendizado sobre as legislações de tributos, afinal elas impactam diretamente na operação e no preço final dos produtos.

No Brasil, existem muitas categorias de impostos e diferentes alíquotas para lojas online.

Um dos principais é o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que incide sobre a movimentação de todas as mercadorias e também nos serviços de transporte intermunicipal.

Vendas pela internet possibilitam transações interestaduais, o que pode variar o cálculo de ICMS. Dessa forma, foi implementado o DIFAL, ou Diferencial de Alíquota.

Ele é a diferença entre o ICMS cobrado pelos estado do vendedor e do comprador, permitindo a repartição de receita de ICMS entre as origens e destinos.

Principais desafios

São muitos os desafios para o mercado de e-commerce das empresas, principalmente relacionados à tributação fiscal. Abaixo, vamos citar alguns deles:

  • Conduzir o alto volume de notas fiscais e guias de pagamentos de tributos rotineiramente.
  • Contar com um time de profissionais que conheça as diferentes alíquotas de todos os estados de destino com os quais o e-commerce trabalha. Além disso, é necessário conhecer detalhes como a forma e prazo de recolhimento de tributos e outras peculiaridades de cada caso.
  • Seguir a agenda tributária a partir da legislação. Para isso, é muito importante estar sempre atento às mudanças para que a empresa não sofra com possíveis sanções de multas e pagamento de juros.
  • A relação de pagamentos com a logística. A demora nos pagamentos dos tributos em cada pedido, pode impactar diretamente em sua entrega. Em média, pagamentos podem levar dias para serem processados.

E aí, gostou de entender um pouco mais sobre os principais desafios relacionados à tributação fiscal de empresas no e-commerce? Acesse o nosso blog e confira dicas e informações como essa.

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Até a próxima!

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