Inúmeras tendências tecnológicas surgem dia após dia na área tributária.
Nos próximos cinco anos, novas ferramentas tecnológicas irão alterar a forma de trabalho do setor tributário.
Tecnologias como automação, inteligência artificial e machine learning trarão uma nova velocidade e precisão na análise de dados, auxiliando as empresas em processos internos e tomadas de decisões.
Além disso, as novas tecnologias trarão novas formas de atuação dos profissionais da área tributária, agregando novas ferramentas ao seu dia a dia.
Leia o texto a seguir e conheça as principais tendências tecnológicas na área tributária.
Tendências tecnológicas na área tributária: qual a sua importância?
Imaginar a aplicação de novas tendências tecnológicas é algo desafiador.
Porém, elas ditam como será a nova paisagem digital no dia a dia do setor, cabe aos profissionais a sua adequação.
Tendências em áreas relacionadas ao uso de dados, automação de processos, tomada de decisões, democratização de conhecimento e uso de redes abertas de colaboração e trabalho são alguns exemplos de coisas que estão por vir ou já estão sendo aplicadas com o auxílio da tecnologia.
Veja a seguir algumas das principais tendências da área tributária:
1. Dados e Informações
Em vez de estimativas ou aproximação, o gestor tributário trabalhará com conjuntos precisos, sem limitações quanto à capacidade de armazenamento das informações e com performance ampliada.
2. Processos automatizados
Cada vez mais, a coleta e classificação de dados será automatizada e integrada, enquanto ferramentas de machine learning poderão contribuir com a melhor solução com cada situação.
3. Inteligência Artificial
A inteligência artificial e outras tecnologias cognitivas ampliarão a qualidade nas análises tributárias, por meio de ações como combinações de padrões e processamento de linguagem.
4. Acesso ao conhecimento
O acesso a informações sobre regras e regulamentações tributárias de diferentes regiões ou países será cada vez mais fácil e rápido.
5. Colaboração
Com a automação de processos e melhor análise de dados trazidas pelos avanços tecnológicos, soluções conjuntas e o recrutamento de profissionais freelancers para execução de determinadas tarefas se tornarão comuns.
Dicas para o profissional da área tributária
Aliado com as tendências tecnológicas, o profissional da área tributária precisará se adaptar e se capacitar para atuar em novos papéis, como líder na resolução de conflitos ou controvérsias.
Além dos conhecimentos tecnológicos, será fundamental que o profissional saiba combinar as inovações com habilidades essencialmente humanas e necessárias para qualquer relacionamento, como empatia, criatividade, ética e emoção.
E aí, gostou das dicas que trouxemos hoje para você? No blog da RTEI você encontrará mais informações como essa. Clique aqui e acesse agora mesmo!
Siga a RTEI no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.
Até a próxima!