Blog

16/03/2023

5 maneiras de reduzir a carga tributária da sua empresa

A sua empresa sofre com a alta carga tributária?

Com o aumento da competitividade nos mais diversos setores, surgiu a necessidade de melhorar a produtividade e encontrar caminhos para diminuir custos do negócio.

Para isso, muitas empresas buscam entender como reduzir impostos na empresa de forma legal.

E existem diversas maneiras de manter uma forma de atuação alinhada com a legislação vigente e, ao mesmo tempo, reduzir custos de operação.

Desse modo, há uma constante redução das despesas da empresa, permitindo que ela tome vantagem diante dos seus concorrentes.

Quer saber como reduzir o montante de dinheiro gasto com impostos? Leia o texto a seguir e confira as nossas recomendações.

Qual a importância da redução da carga tributária

Grande parte do sucesso de uma corporação depende diretamente de uma excelente gestão de custos.

Antigamente, com a menor presença de concorrentes na maioria dos mercados, era comum encontrar margens de lucro muito elevadas sobre os custos (algo em torno de 100% e até 200%).

Com o aumento do acesso à informação e o surgimento de um grande número de empresas nos mesmos segmentos, essas margens se tornaram mais apertadas, sendo que uma margem de lucro entre 15% e 40% é a indicada.

Essa mudança na dinâmica de preços exige que as empresas da atualidade contem com um gerenciamento de custos muito eficiente.

A perspectiva de longo prazo indica que apenas os negócios que se adaptaram para ganhar eficiência acabam expandindo e conquistando fatias crescentes no seu mercado.

Como reduzir os impostos?

A carga tributária de uma empresa pode ser uma das maiores dificuldades do empreendimento.

É por isso que se torna fundamental compreender quais são os mecanismos legais que podem reduzir essas saídas de dinheiro e maximizar seus lucros.

Veja a seguir as nossas dicas.

1 – Evite atrasos no pagamento de impostos

Um dos principais erros cometidos por empresas são os atrasos de pagamento. Quitar as obrigações fiscais após a data de vencimento gera multas, juros e encargos.

Dessa maneira, é importante ter uma organização muito boa para não esquecer de realizar os pagamentos de nenhuma guia de tributos. Uma boa forma de fazer isso é investir em um sistema contábil que lhe ajuda na hora de recolher os impostos.

Ao contar com estratégias para evitar os atrasos no pagamento, você consegue ter um planejamento eficaz e evita incorrer em mais custos.

2 – Crie um planejamento tributário

Um dos passos mais importantes para reduzir impostos em um negócio é contar com um planejamento tributário eficiente.

Por exemplo: quando você estrutura o fluxo de caixa e conta com ferramentas bem estabelecidas você garante um entendimento mais amplo do negócio e ganha capacidade de analisar as alternativas disponíveis para diminuir os gastos.

Para que essa estruturação seja realizada, é importante que haja o auxílio de um bom contador ou advogado especializado, além de relatórios financeiros e contábeis que auxiliem nesse sentido.

Dessa forma erros são contornados no planejamento, evitando possíveis multas.

3 – Ajuste o enquadramento fiscal

Acertar no enquadramento fiscal é um dos pontos que pode garantir a redução dos impostos pagos pela sua empresa.

Em diversas situações, optar por um regime tributário levando em conta apenas o faturamento pode se tornar uma decisão ruim, já que outras possibilidades podem reduzir o montante pago.

É indicado realizar um análise sobre qual é a situação ótima para a organização, comparando os regimes abaixo e verificando qual a melhor alternativa para o seu negócio.

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Ao fazer isso, você garante que a empresa esteja sempre enquadrada corretamente e pague o mínimo de imposto necessário de forma legal.

4 – Invista na redução do pró-labore

Se a sua empresa está estabelecida no regime tributário de Lucro Real, uma boa alternativa é optar por diminuir o pró-labore e fazer a implementação de um sistema de distribuição de lucros a todos os sócios.

Essa divisão dos resultados pode ser executada em qualquer momento, desde que esteja em contrato de forma específica e que os lucros tenham seus lançamentos contábeis realizados de forma correta.

Dessa forma, é importante contar com profissionais gabaritados no momento de elaborar cláusulas contratuais.

Quer saber mais sobre como simplificar questões contábeis, tributárias, jurídicas e financeiras da sua empresa? Entre em contato com a RTEI, pois podemos lhe ajudar! Clique aqui e fale conosco.

Siga a RTEI no Instagram e fique por dentro das últimas novidades.

Até a próxima!

Compartilhe:

Voltar